segunda-feira, 23 de junho de 2014

No Ritmo da Copa - Relembre o "Boa Bola", o Primeiro Personagem Futebolístico da Turma da Mônica



Muito antes de surgir O Neymar Jr., ou o Ronaldinho Gaúcho, ou até mesmo o Pelezinho, nos tempos das tirinhas em preto-e-branco, a Turma da Mônica já tinha um personagem relacionado ao mundo do futebol. E não precisou fazer paródia de nenhum jogador famoso, ele era fruto da própria cabeça do Maurício. Estamos falando do Boa Bola!

O mundo para Boa Bola girava em torno do futebol. Suas histórias tinham enredos e piadas sempre relacionados a esse tema. O jovem era um jogador profissional.

Comunzaço nos anos 60, ele foi minguando, minguando, minguando... Até desaparecer de vez no comecinho dos anos 70. Sem nenhum motivo aparente, ele caiu para sempre no limbo dos personagens esquecidos.

 

Vale lembrar que seu visual é muito incerto. Como ele nunca chegou a época colorizada das historinhas, a cor de sua roupa, seus cabelos, sua pele e seus sapatos nunca tiveram um padrão.

Quando ele era lembrado em alguma imagem ou historinha especial aparecia ora com o short azul e a camisa amarela (lembrando o uniforme do Brasil), ora com a camisa listrada de vermelho e branco, ora com a camisa listrada de vermelho e amarelo, e por aí vai.

Já seus sapatos sempre tiveram um tom de marrom (Que é o mais comum nas crianças dos quadrinhos do Maurício. Os adultos tem os sapatos pretos ou azul-escuro, no mesmo tom da calça, tornando impossível uma difusão entre eles.). Seu cabelo também leva um tom de marrom, castanho... Cor-de-burro-quando-foge!

 

Sua mais recente aparição foi na série em revista "Lostinho - Perdidinhos nos Quadrinhos", onde apareceu como o original - Totalmente em preto-e-branco.

Ainda são obscuras as razões pelas quais Boa Bola sumiu. Mas se sabe que com a transição das tirinhas e tablóides dos jornais para as revistinhas própias, vários personagens sumiram junto com ele.

Depois de seu desaparecimento, a Turma entrou em um vazio de vários e vários anos de piadas e histórias sobre futebol, até a criação de Pelezinho, que puxou a fila dos jogadores-personagens. Para tentar suprir esse vazio, Cascão assumiu o posto de craque. Foram feitas várias histórias sobre o esporte, como o sujinho sendo o atacante do time do Limoeiro. Ou então, para variar um pouco, histórias envolvendo os jogos do Corinthians, que era seu time.




Por curiosidade, o Boa Bola era o irmão mais velho do próprio Cascão! Outro dado que temos sobre ele é sua idade - 16 anos.

 

Infelizmente, ele (e seus companheiros do limbo) não voltam mais, a não ser em relembranças.

10 comentários:

  1. Ótima postagem!
    Eu não lembrava desse personagem, mas já vi a imagem dele em algum lugar. Fiquei surpreso mesmo quando vi que ele era irmão do Cascão, nunca imaginei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo elogio, Andre!

      A Turma da Mônica é um universo inteiro, e tem muitas surpresas escondidas ao longo de todos esses anos. Eu mesmo não sabia que ele era irmão do Cascão até pesquisar mais para escrever essa postagem!

      E você sabia que o Cebolinha também já teve um irmão? Fique ligado, que outra hora eu falo dele!

      Excluir
    2. Ah, é aquele irmão do Mônica # 26, da editora Abril, né?

      Excluir
    3. André, não tenho esse gibi, mas deve ser sim. Digo isso porque naquela época o Boa Bola ainda era lembrado como irmão do Cascão, embora não aparecesse. Ele simplesmente sumiu.

      Depois, o Cascão passou a ser filho único mesmo.

      Excluir
    4. Eu tenho pouca coisa do Boa Bola, são mais quando ele aparece homenageado em hqs comemorativas. Não sabia q ele foi irmão do Cascão. Ótima postagem. Abraços

      Excluir
    5. Obrigado, Marcos! Realmente, eu também fiquei surpreso quando descobri!

      Excluir
    6. Onde fala que ele é irmão do Cascão? E será que alguém tem alguma tira dele? Não tem em nenhum lugar da internet.

      Excluir