sexta-feira, 20 de junho de 2014

Tina e Rolo: As Fases


Desde que surgiu, o núcleo jovem da Turma da Mônica sofreu diversas alterações. Talvez por adaptação a atualidade, talvez por renovação das formas, a questão é que a chamada "Turma da Tina" está sempre mudando. A própria protagonista se diferencia tanto de seu aspecto original, que quase nem parece ser a mesma pessoa. Se você duvida, pegue uma imagem dos primeiros anos dela e compare com uma atual.

Vamos começar!

Exposição do Maurício de Sousa 

 Sim, esses são Tina e Rolo. Surgidos nos anos 60 em pequenas tiras preto-e-branco, eles eram hippies ao extremo, e protagonizavam historinhas ambientadas na Bahia. Ainda nessa época, ela melhorou um pouco, ganhando óculos maiores e transparentes e mudando um pouco a roupa. Ele continuou do mesmo jeito.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxRulPAamHPCVg87lOpSlSCV4K8JFguOPLT8YCiXc1-pnjJXhvrrAWAFHln8bwCNY8_HH4MU-SIvBQRYbXhFUA8w63mbBf4SYStwandPdPxHehRzsiIxsBjxHVYg5wli7bJ9QMnx1yrlI/s1600/cron171-2.gif 

Logo depois surgiu a Pipa. Porém, os traços ainda eram bem infantilizados. Para que eles parecessem mais adolescentes, como eram, as pernas foram alongadas.

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/06/18/tina.jpg

 Mas até ai, todos mantinham uma característica em comum nos quadrinhos: as roupas eram sempre as mesmas. Na próxima mudança, essa bem significativa, eles passaram a ter roupas diferentes em cada história. O jeito hippongo  foi deixado definitivamente de lado. A locação (antes a Bahia) passou a ser qualquer lugar. Em Tina, o óculos foi trocado por um mais pequeno e de aro fino, e as proporções foram aperfeiçoadas, embora isso ainda demorasse um pouco para acontecer.
 
 Rolo teve a barba mais uniforme, deixando aparecer mais o rosto, e a proporção também mais aperfeiçoada. Zecão usava um tipo de roupa padrão, em que só as cores mudavam. Pipa foi a única a se manter do jeito original.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhlG2zgU8LqciLWdMenwbpPSn7F9zxi-Kqx33j5SZRGtRpmsv3ye92YTiUtJPi2AQtskAZJWNqp6Zs_74_6d2wyVSrNSO3NSbwNZ6wrpaW8sD3BovELcFywiY-Z2IHkaEIQF74jTHCqz0h/s320/tina.gif

Nesse período, alguns personagens sumiram, e outros apareceram. Palestrino, o papagaio boca suja e que só soltava palavrões caiu no limbo, assim como os irmãos mais novos da personagem principal: Toneco, o do meio, que era otimista ao extremo e sua antítese, Toim, o irmão mais novo, pessimista até não poder mais. A Vovoca continuou, e chegaram os recém estreados Zecão (que já havia aparecido esporadicamente) e Jaime. Ele era o namorado quase-oficial da Tina, que até então trocava a cada história.

Mais uma tentativa de renovar a personagem foi mexer nos seus cabelos que eram, até o momento, sempre do mesmo tipo. Ela passou a apresentar, então, longas madeixas negras, um pouco estranho. Felizmente, isso não perdurou muito. Os cabelos originais voltaram, mas o tamanho (que só ia até o ombro) continuou longo, se mantendo assim até hoje.


http://images.uncyc.org/pt/thumb/1/12/Tina3.jpg/180px-Tina3.jpg


Já era de conhecimento que eles moravam no bairro do limoeiro. Porém, encontros com a Turma da Mônica eram raros. Em alguns, eles não se conheciam, em outros, sim.

Vale lembrar que Jaime nunca foi um namorado realmente oficial, pois embora esse já tivesse sido criado e se consolidado, Tina, por muitas vezes, ainda aparecia com outros - como hoje ainda aparece.

Os traços seguiam se modernizando sempre. 

 http://www.gazetadopovo.com.br/gaz/wp-content/uploads/2014/05/Tina-evolu%c3%a7%c3%a3o.jpg


Como se pode ver pelo último modelo dessa imagem, ela ganhou roupas mais atuais e estilosas (sempre seguindo as tendências). Os cabelos ficaram com um efeito de luzes. Nessa fase, Rolo passou a usar bandana, dirigir moto e ter uma banda de garagem.

 http://2.bp.blogspot.com/_xouULh7tF44/S8dl4ACgUwI/AAAAAAAAHKs/ii46_IDprj0/s1600/rolo-turma-da-monica.jpg

E as renovações seguiam sempre. Na minissérie em revista 'Os Caçadores de Aventuras", foi apresentado um novo formato, a lá Barbie. Rolo foi perdendo a barba. Tina passou a ser jornalista, e um possível romance entre os dois ficou suspenso no ar. E foi piorando cada vez mais. 

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-CLpqUQaYBIeCOjKneJbyUzAcE1TkwHhGLerOqaHV52u1Brj57FK5fB1Ocp91AXhApSzPmx4rjJ12v-4yIrZdP13MISyZUcK2uMi5kxCH5kcvIn7brO8Ou30aq4DoiUxVJcnGzNedcySc/s400/TM_Tina.jpg

Sim, digo piorando pois essas ultimas mexidas que o núcleo sofreu foram bem descaracterizadoras. A essência foi se perdendo ao longo do tempo.  

Só para constar: a Vovoca foi ficando para o limbo, e Jaime não aparece mais com tanta frequência como antes. Toneco voltou, mas como o irmão pré-adolescente e meio chato. Ele é o de boné vermelho e camiseta verde na imagem acima. 

http://img4.wikia.nocookie.net/__cb20110810211323/monica/pt-br/images/e/ef/Toneco%28antigo%29.jpg

Toim não voltou mais. E a piada do irmão pessimista e do irmão otimista se perdeu. Acima temos o Toneco original. 

Vale lembrar que recentemente houve a inclusão de um personagem com traços homossexuais. Mas a aceitação não foi muito boa e vieram várias reclamações para a MSP. Era apenas uma experiência. Ainda não é hora da inclusão de um homossexual nas revistinhas. Infelizmente, há muito desrespeito quando o assunto é esse.

 



Vamos então ao teste: você seria capaz de dizer que essa imagem e a primeira desse post são da mesma pessoa?





 





9 comentários:

  1. Pra tirar os códigos dos comentários clique em "design", depois "configurações" no canto esquerdo, depois clique em "Postagens e Comentários" e em "Mostrar verificação de palavras" vc marca "Não".

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima matéria, realmente a Tina foi piorando ao longo das décadas. Pra mim até os anos 90 era bom depois foi só avacalhação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. De lá pra cá as mudanças feitas, ao invés de ajudar, pioraram. Seria bom voltar com o formato de antigamente.

      Excluir
  3. Ótima postagem!
    Eu preferia mil vezes os traços antigos, o problema surgiu mesmo com o traço Barbie, onde os personagens ficaram horríveis, principalmente o Rolo e a Pipa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante, Andre! Você tem o mesmo pensamento que eu! Com certeza, esse jeito "Barbie" avacalhou a Turma da Tina!

      :-(

      Excluir
  4. A Tina dos anos 80 era mais bonita que a de hoje, hoje ela está muito fresca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Seria muito bom se voltassem com o traço e o jeito dos personagens como antigamente, que era bem melhor.

      Excluir
  5. Eu queria as historinhas antigas da tina. Tento encontrar mas não consigo

    ResponderExcluir